sexta-feira, 12 de março de 2010

O PREC, entre o Abismo e o Terror

Cumprem-se hoje 36 anos sobre o início do PREC (Processo Revolucionário em Curso), um curto período de oito meses em que Portugal experimentou o pesadelo comunista.

Foi durante o PREC que o PCP se alçou a construir em Portugal uma sociedade socialista revolucionária, suprimindo as ténues liberdades até então conseguidas, ameaçando seriamente o pluralismo político e promovendo perseguições na sociedade, purgas nas forças armadas e saneamentos na administração pública. Nesse período se instituiria o COPCON, a polícia política do gonçalvismo, que ficaria tristemente célebre pelos mandados de prisão em branco.

Foi durante o PREC que a economia do País foi destruída, através das nacionalizações e das colectivizações selvagens, as quais comprometeram durante décadas o desenvolvimento e o progresso económico do País.

Foi finalmente durante o PREC que a descolonização foi apressada, abandonando-se criminosamente as populações que viviam no antigo Ultramar português (fomentando guerras civis em Angola e Moçambique que custariam centenas de milhares de mortes), em clara obediência a ordens da Rússia soviética.

A chamada 'contra-revolução fascista' de 11 de Março foi, afinal, o início de um pesadelo em que Portugal esteve à beira do abismo e sofreu o terror do comunismo.

E, bom é não esquecer, só devido ao 25 de Novembro o verão quente de 75 não redundou em guerra civil.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podem dizer...